Daniel,eternamente,Daniel (Imortalidade é dádiva dos bons) (Fabião)

Daniel,eternamente,Daniel  (Imortalidade é dádiva dos bons) (Fabião)
Daniel, eternamente, Daniel!! Amor sincero é imortal, doação é imortal, coração...é imortal! Seu dom é imortal, perseverança é imortal, compaixão é imortal, bondade é imortal, meu amigo Daniel... é transcendental! Astronauta da arte! Poeta dos astros! Andarilho das estrelas... estrela do teatro! Ser cósmico da arte... Artista do cosmo! Que agora faz a mais bela das viagens, aquela que é a mais mágica de todas e quando chegar a minha hora ele me mostrará todas as maravilhas... por que acima de tudo ele é: AMIGO!!! (Fabião)

Tradutor

Colabore!!!!


O Grupo Máscaras pede a sua colaboração para o término da obra de ampliação da Cordelteca João de Sá! 
A Cordelteca João de Sá é uma grande ferramenta cultural. O município de Guaranésia sudoeste de Minas, possui uma população em torno de 19.000 habitantes, e tem uma grande influencia cultural através das artes (artesanato, artes plasticas, musica, teatro, folclore). Através da Cordelteca o Grupo Máscaras inseriu uma literatura nova para a cidade, a Literatura de Cordel, e hoje tem feito varias parcerias, principalmente com instituições educacionais visando a conscientização e valorização do Cordel. A localização da Cordelteca leva a cultura popular a um espaço afastado do centro, fazendo com que, principalmente, as crianças e adolescentes do local conheçam e despertem o prazer pela leitura dos versos do Cordel.
A obra esta no seu final e precisamos de sua ajuda para termina-la!!
Você pode nos ajudar depositando qualquer valor na conta:
SICOOB
Coop.: 3122-4/Sicoob Ruralcredi
Conta: 816.322-7
TEATRO EXPERIMENTAL DE GUARANÉSIA
A Cordelteca agradece!!!


Cordelteca João de Sá


A Cordelteca João de Sá é uma grande ferramenta cultural. O município de Guaranésia sudoeste de Minas, possui uma população em torno de 19.000 habitantes, e tem uma grande influencia cultural através das artes (artesanato, artes plasticas, musica, teatro, folclore). Através da Cordelteca o Grupo Máscaras inseriu uma literatura nova para a cidade, a Literatura de Cordel, e hoje tem feito varias parcerias, principalmente com instituições educacionais visando a conscientização e valorização do Cordel. A localização da Cordelteca leva a cultura popular a um espaço afastado do centro, fazendo com que, principalmente, as crianças e adolescentes do local conheçam e despertem o prazer pela leitura dos versos do Cordel. Com o nosso projeto, premiado pelo Ministério da Cultura com o prêmio Culturas Populares - Edição 100 anos de Mazzaropi, ampliaremos o espaço físico da Cordelteca e assim poderemos atender um número maior de leitores, além de termos condições para a realização do 2º Salão do Cordel de Guaranésia com a presença de cordelistas de varias regiões brasileiras.




Parabéns à Família Máscaras!!!!! 13 anos de Teatro, Dança e Amor a cultura!!



Dia 11 de setembro o Grupo Máscaras completa 13 anos de luta e amor a arte e a cultura guaranesiana!!! Vivas e mais vivas a todos que participaram e participam dessa caminhada cheia de sonhos, paixões e muita arte!!!!! Acompanhe a trajetória do Máscaras através de nosso arquivo fotográfico:
https://www.flickr.com/photos/9829446@N08/



Intervenção Literária Urbana em Guaranésia!!!











Intervenção Literária Urbana em Guaranésia!!!
A partir do dia 06 de junho a Biblioteca Pública Alberto Alves traz a exposição "No Meio do Caminho Tinha uma Festa!" com banners das poesias do grande poeta Carlos Drummond de Andrade em vários locais públicos de Guaranésia!! É a poesia tomando conta de nossa cidade!!!


Tem também Teatro na Praça!!!
Dia 11 de Junho tem o Grupo Peabiru de Teatro da cidade de Florianópolis/SC se apresentando na praça Cel. Paula Ribeiro a partir das 10:00 h com a peça "Aquilo era só índio e bicho, lá no fundo do sertão" livre adaptação da obra Sagarana de João Guimarães Rosa!!

Dia 19 de Junho tem o Grupo Máscaras com o espetáculo O Auto do Boi Encantado de João Gomes de Sá na Praça Dona Sinhá a partir das 16:00 h!!!
Venha Culturar com a gente!!!!
 



Homenagem da Familia Mascaras ao grande Daniel Mello!!! Saudades

FAMÍLIA MASCARAS

O Cravo e a Rosa



O Cravo e a Rosa de Paulo Sacaldassy e direção de Mauro Cesar nos leva a uma adorável história inspirada na doce cantiga de roda. A peça traz o amor de um pobre Cravo pela Rosa mais linda do jardim e todas as confusões que ele faz para conseguir esse amor! Com muitas músicas e brincadeiras a peça alegra crianças de todas as idades. O elenco conta com Thairine Barbosa na personagem de Rosa e Mauro Cesar como o Cravo, no violão Gabriel Piza! Se encante com esta história! Contato do Grupo Mascaras 35 8829-7666.







Oficina "A Natureza da Encenação"



 Durante os dias 01, 02, 03 e 04 de maio aconteceu a oficina "A Natureza da Encenação" com Gilbert Diniz da cidade de Betim/MG. O final da oficina foi emocionante com uma apresentação do resultado para os idosos da Sociedade Santo Antonio de Pádua! O Grupo Máscaras recebeu atores do Grupo Piraartes de Juruaia, Grupo Passarim e Grupo Tramas e Dramas para a oficina. O nosso obrigado a todos que prestigiaram, em especial a SICOOB Ruralcredi, Lions Club de Guaranésia, Sociedade Santo Antonio de Padua e a Gilbert pela atenção e dedicação! Foi muito bom!









2º Festival de Cultura, Arte e Gastronomia em Juruaia/MG


O Grupo Máscaras esteve presente no 2º Festival de Cultura, Arte e Gastronomia na cidade de Juruaia/MG, no dia 26/04. O Grupo além de fazer performances, apresentou o "O Auto do Boi Encantado". Foi especial pois a apresentação contou com o autor do cordel na platéia, o cordelista João Gomes de Sá! Muitos risos e emoção por parte da platéia que participou e muito com os atores! Uma ótima iniciativa levar arte e cultura a toda a população com eventos em praça pública, popularizando as varias manifestações artísticas! Os nossos parabéns aos organizadores do evento! Que venham muitos outros!!







Oficina Teatral - A Natureza da Encenação



Oficina "A Natureza da Encenação"
em Guaranésia

01 a 04 de maio
14 às 18:00 h
Ministrante - Gilbert Diniz
Promoção - Grupo Máscaras
Contato: grupomascaras@hotmail.com / 035 88297666
Vagas Limitadas

A natureza da Encenação

O objetivo dessa oficina consiste em buscar a verdade do ser que se expressa em cena. Através de estímulos sonoros e das expressões criadas como resposta a estes estímulos, jogos e improvisações serão promovidos, a fim de resgatar a natureza do próprio ator. Recursos musicais serão utilizados com o intuito de trabalhar a desenvoltura corporal e vocal de cada ator, assim como sua maneira particular de existir como personagem.

Gilbert DinizAtor, diretor e professor de teatro, curso de formação de atores pelo TEPA/RS; participou do treinamento técnico sobre a utilização das energias corporais de Arthur Lessac e a Antropologia Teatral de Eugenio Barba com Daniela Carmona. Arquitetura da improvisão com Jeremy James (Theatre Du soleil). Formação na école Philippe Gaulier (Paris), convidado para o terceiro clown encuentro Bogotá Colômbia, Comedia física com Hilary Chaplain atriz do filme Forrest Gump, Escola de clown de Barcelona (Barcelona ES), premio bolsa residência artística (FUNARTE) Curso de Aperfeiçoamento LUME/Unicamp, da Energia a Ação com Naomi Silman, O Ator e a Construção Cênica com Naomi Silman, HADO com Mari Kazue (Paris), Clown com Daniela Carmona, Rodrigo Roblenõ, Ana Luisa, Jos Houben (Paris FR), Mike Banfhather (Paris FR), Ricardo Puccetti. Construção e Utilização de Mascaras com Márcia Torquato e Tiche Vianna, Participou do projeto do grupo Inglês Zecora Ura Hotel Medeia de Meia noite ao Amanhecer.



O Auto do Boi Encantado


No dia 27 de março, dia mundial do Teatro, o Grupo Máscaras fez a estreia da peça "O Auto do Boi Encantado" de João Gomes de Sá e direção de Mauro Cesar. O local foi a linda praça do Distrito de Santa Cruz da Prata, município de Guaranésia/MG, para um grande público, principalmente crianças! O Cordel de João de Sá traz a cultura popular do Bumba meu Boi e trata de temas ligados a luta pela terra, o latifúndio, a reforma agraria e os desmandos dos poderosos. Com muita música e alegria o Grupo Máscaras arrancou muitos aplausos e sorrisos das pessoas que estavam na praça!! O elenco é formado por Thairine Barbosa, Gabriel Piza, Amanda Custódio, Ariane Maria, Ariela, Lucas e Maurinho. Vivas aos que lutam por um teatro popular onde todos tenham acesso a arte, independente da localidade em que vivam! Vivas aos atores e atrizes que não medem esforços para levar a arte a todos os lugares!!! Essa peça foi montada em homenagem ao nosso eterno Daniel Mello que viveu em função do Teatro!!!!! Valeu irmão, foi pra você!!!!







Troféu Expresso


O Grupo Máscaras recebeu no sábado dia 08 de março o Troféu Expresso 2013 como destaque na área das Artes e Cultura pelo trabalho que vem desempenhando junto a comunidade. O Troféu é uma forma do Programa Expresso, que vai ao ar pela Pássaro da Ilha FM todos os sábados, reconhecer os destaques de cada segmento na cidade de Guaranésia/MG no ano de 2013. Os integrantes do Grupo Máscaras estiveram nos estúdios da Rádio Pássaro da Ilha para receber o troféu das mãos do apresentador Antônio Claudio, idealizador do Prêmio, em um momento de muita descontração onde foi falado a respeito do que o Grupo vem fazendo pela cultura guaranesiana, os desafios encontrados e quais são os planos para o futuro. A Família Máscaras agradece a todos que votaram e reconheceram o seu trabalho no ano de 2013 e em toda a sua trajetória. Em 2014 tem muitas novidades! Vivas!!!!






O Três Astronautas



O Grupo Máscaras estreou no final de 2013 a peça baseada no conto de Umberto Eco "Os Três Astronautas" sob a direção de Jaqueline Stampone. A peça retrata a intolerância e propõe a igualdade e o respeito para todos, independente de sexo, cor ou opção sexual "...Os terrestres agora tinham compreendido a lição: não basta que duas criaturas sejam diferentes para que tenham de ser inimigas..."

Contado de uma forma diferente "Os Três Astronautas" teve sua estréia no Festival de Teatro Tramas e Dramas em Guaxupé/MG e também participou do evento "Guaxupé, o dia da Arte" http://www.youtube.com/watch?v=xPDrwqXrt_M. O elenco é formado por Amanda Custodio, Gabriel Piza, Natalia, Thairine Barbosa, Ariela Ramos, Ariane Maria, Luiz Felipe (Violão). 
"A igualdade (...) é afirmada no plano da dignidade humana. É evidente que nem todos os homens são iguais no que tange à capacidade física e às qualidades intelectuais e morais.
Nós homens somos fundamentalmente iguais pela nossa origem e pelo nosso destino. Todos somos iguais na nossa natureza humana: todos somos chamados a ser pessoas, à liberdade, ao amor e à vida. Isto quer dizer que todos temos direitos fundamentais para podermos nos desenvolver como seres humanos"
JUAN JOSÉ MOSCA e LUIS PÉREZ AGUIRR 











Troféu Programa Expresso

O Programa Expresso está querendo saber quais foram os destaques em 2013 dos vários segmentos de Guaranésia/MG. O Grupo Máscaras está entre os 03 finalistas no segmento de Artes e Cultura!! Entre lá e vote  no Grupo Máscaras :http://www.passarodailha.com.br/expresso/ . O Grupo completará em 2014 treze anos de luta pela arte de Guaranésia, e vem aí muitas novidades!!!!!

Máscaras na Avenida
"Teatro, dança, música e amor
A Vitor Hugo meu louvor,
A Shakespeare a sua benção!
De Lamartine a Adoniran,
A melodia vai soar
pro carnaval jamais parar!!
Com Da Vinci e Portinari
Formas cores vão saltar
Pro show da vida eternizar!!!
Máscaras
Pra alegrar essa alegria tão sofrida,
pois bem sabe que a arte imita a vida,
e a vida é feita pra se aproveitar!!!
Máscaras
O Teatro faz seu palco na avenida,
Como a rosa que ressurge em Hiroshima,
Depois da dor a alegria vai reinar!!!!"
Fabião

Que venha 2014!! Família Máscaras!!

“Somos uma família temos identidade!
Há os que se controvertem,
Pois somos frutos do livre arbítrio,
Que nos da liberdade e pluralidade de idéias!
O que nos une não é status, fama ou oportuno vil metal!
É intangível o que nos tange,
É prece, é arte, é paixão, é musica,
Porque nos acalanta e dilacera-nos a alma!
Destruindo e recompondo-a
Como uma obra Bachiana!
Cada vez mais pura e sublime!”

Viva Fabião!!!!

Desenho Daniel Silva